Prefeitura alerta sobre risco de acidentes com escorpiões no verão

O clima quente e úmido do verão aumenta o risco de aparecimento de escorpiões. Por isso, a Prefeitura de Monte Alegre do Sul por meio do Setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica alerta a todos sobre os riscos de acidente com esse tipo de animal peçonhento.

Segundo a Vigilância este tipo de animal se abriga em entulhos e, por isso, “a limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenir picadas”.

Recomenda-se usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas para evitar a entrada do animal. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los.

Em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo lixo em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões.

Para moradores e trabalhadores da zona rural, o uso de luvas e botas é essencial.

Em caso de acidentes com o animal, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

MODIFICADO: 02/03/2023 11:30