Monte Alegre do Sul retoma Programa “Viva à Vida” com grupo de gestantes do município

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul por meio de seu departamento de Saúde em conjunto com o departamento de Assistência Social está retornando com o grupo de Gestante, do Programa “Viva à Vida”, reformulado e carinhosamente denominado como “Meu Primeiro Abraço”.

Serão 4 encontros, 1 vez por mês. O primeiro encontro será dia 16 de fevereiro, às 9h, na Unidade de Saúde Central.  Nessas reuniões o foco é a Atenção Primária à Saúde, caracterizada como porta de entrada preferencial da gestante e ordenadora do cuidado, que deverá acolher e garantir o seu manejo adequado. Assim, de forma contínua e articulada, medidas de promoção e prevenção de agravos à saúde a esse público, devem ser identificadas, sendo a educação em saúde em grupo, uma forte aliada para a construção de vínculo e o acompanhamento da gestante.

Essas ações educacionais devam fortalecer o autocuidado e apoiá-las ao gerenciamento de suas condições, conhecimento e avaliação de sua saúde, planejamento de vida e fortalecimento das suas relações familiares e sociais. Diversos temas serão abordados, entre eles: direitos previdenciários, amamentação, alimentação, autoestima e autoimagem, cuidados de higiene pessoal e doméstica, dentre outros.

A existência de grupos de gestantes é de fundamental importância para dar apoio e preparar a gestante para o cuidado no período gravídico, puerperal e no cuidado com a criança, fortalecendo vínculos familiares e a promoção da saúde do binômio mãe-filho.

Mais informações nas Unidades de Saúde do Municipio.

MODIFICADO: 14/02/2023 16:18