Prefeitura de Monte Alegre do Sul investe no atendimento humanizado às gestantes e bebês nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, através do Departamento de Saúde implantou nas três Unidades de Saúde de Família do município os protocolos de atendimento humanizado às gestantes e bebês.

Os protocolos, baseados na resolução nº 358/2009 do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem tem como objetivo alinhar e qualificar os atendimentos às gestantes para que tenham acesso a um pré-natal de qualidade, fundamental para a saúde e o bem-estar da mãe e do feto antes, durante e após o nascimento dos bebês.

Uma das ferramentas mais importantes dos protocolos de atendimento humanizado é a comunicação entre os profissionais de saúde e a gestante, uma vez que por meio dela é possível identificar como está o processo de desenvolvimento físico e mental da gestante, fator que vai impactar diretamente na saúde do bebê.

Estudos científicos comprovam que através dessa comunicação as gestantes podem   expressar sentimentos, esclarecer dúvidas e outras inseguranças que serão então avaliadas e submetidas a tratamento adequado por meio dos protocolos de atendimento humanizado.

As equipes das três Unidades de Saúde(Central, Distrito das Mostardas e Limas)  também receberam o Manual  atualizado de Normas e Rotinas de Procedimentos para a Enfermagem ,importante  instrumento  para melhoria na qualificação do atendimento à população.

MODIFICADO: 26/04/2022 14:52