Saúde realiza campanha com exames na semana da Mulher

As três Unidades de Saúde do Município abriram as portas no sábado (14/03) recebendo dezenas de mulheres para coleta do exame de Papanicolau, exame de prevenção ao câncer de útero – doença responsável pela morte de milhares de mulheres. A atividade foi programada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08.

A recomendação é que esse exame seja feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade. O intuito de incluir o exame na programação foi atrair um maior número de mulheres para a realização e conscientizá-las sobre a importância da saúde preventiva.

Por isso, além da coleta, na Unidade do Bairro das Mostardas, foi realizada uma palestra de conscientização e prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) com as mulheres que aguardavam para serem atendidas.

Além disso, aquelas que precisavam, puderam pedir o agendamento para a realização do exame de mamografia, ideal para mulheres com mais de 40 anos.

Os atendimentos foram previamente agendados por horário, para evitar aglomerações e para que o processo de triagem e coleta fosse agilizado.

No total, 53 mulheres foram atendidas nas três Unidades de Saúde: do bairro dos Limas, Mostardas e Central.

As atividades foram realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio de seu Departamento de Saúde.

MODIFICADO: 15/03/2021 14:26