Município inicia Campanha de Vacinação contra a gripe para o grupo prioritário

O município de Monte Alegre do Sul começa na segunda-feira (23/03), a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada das 9h às 16h nos três Postos de Saúde do Município (Centro, Mostardas e Limas). Nesse início de campanha, o público- alvo são os idosos, a partir de 60 anos de idade e os profissionais de saúde, conforme protocolo de vacinação determinado pelo Ministério da Saúde.

A proposta era iniciar a campanha na segunda quinzena de abril, mas com o avanço do coronavírus, o Ministério da Saúde mudou de estratégia e antecipou a campanha em quase um mês. Segundo o Ministério, a vacina deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns que o coronavírus. A vacinação ainda desafoga os pronto-socorros e hospitais , que vão ter menos pacientes com gripe e mais espaço para um eventual surto de Covid-19 (o nome da doença provocada pelo novo coronavírus)

Para evitar aglomeração de pessoas e o risco de expansão do coronavírus, o Departamento Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica resolveu adotar as seguintes medidas:

A vacinação para os moradores do Centro será realizada no Prédio da Fisioterapia, ao lado do Posto de Saúde e, nos Postos de Saúde do Distrito das Mostardas e bairro dos Limas, a vacinação será na parte externa.

Os pacientes acamados em domicílio poderão receber a vacina em sua casa. Para isso, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência de seu bairro e informar o nome e endereço do paciente para que a equipe de vacinação vá até a residência.

Se for ao Posto de Saúde, solicite que a equipe faça a vacina dentro do carro para evitar a exposição do idoso.

Fique atento às orientações e, se estiver dentro dos grupos prioritários, procure um posto de saúde sem demora.

Mais informações (19) 3899 1199

MODIFICADO: 23/03/2020 15:54