Monte Alegre do Sul recebe Exposição Internacional de Arte Têxtil

O café é, sem dúvida, uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Contudo, nem todos conhecem seu processo, da colheita do grão até a xicara. Essa experiência tornou-se inspiradora para um grupo de artistas têxteis argentinas. Tão inspiradora que rendeu uma exposição de livros têxteis. Portanto, a Estância Turística de Monte Alegre do Sul, localizada no Circuito das Águas Paulista, a 70km de Campinas e 130km da capital paulista, recebe, de 29 de agosto a 29 de setembro, a Exposição Internacional de Arte Têxtil "O Livro do Café".

A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul (Praça Coronel João Ferraz, nº 45, Centro) e traz nove trabalhos das artesãs Andrea Scuderi, Carolina Juana Weisz, Delia Ester Dubroff, Dina Strauss, Giuli Sommantico, Maria Cristina Medina, Marian Cvik, Marina Btesh, Marisa Alejandra Barrios e Patricia Saporiti. A abertura será no dia 29 de agosto, às 19h.

"O Livro do Café" é resultado de um projeto iniciado em 2018, quando artesãs argentinas participaram de uma vivência na Pousada Cafezal em Flor, no bairro do Falcão, em Monte Alegre do Sul. Durante quatro dias, elas trabalharam e experimentaram em tecidos e utilizando diferentes técnicas de tingimento e costura. O resultado são livros que contam histórias vivenciadas por cada uma delas, pelos contos ouvidos na fazenda de café. Narrativas que, junto com a bagagem individual de cada uma, foram transcritas no tecido, nos panos crus tingidos no café e bordados, feitos com criatividade, sempre respeitando este trabalho ancestral de coleta de café.

Oficina de bordado: O nosso café de cada dia

Assim como o cultivo do café, o bordado é um ofício de origem milenar. Com a proposta de unir ambos, também será realizada, dia 30 de agosto, no Clube 1º de Outubro (Rua João da Serra, nº 120, Centro), a oficina de bordado "O nosso café de cada dia" oferecida pelas artistas da exposição “O Livro do Café”.

A oficina será realizada em dois horários: das 10h às 13h e das 14h às 17h. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se no Departamento de Cultura, Esportes e Turismo presencialmente à Rua Capitão José Inácio, nº 91; pelo telefone (19) 3899-2247; ou por e-mail: turismo@montealegredosul.sp.gov.br.

“O Livro do Café” e a oficina "O nosso café de cada dia" são realizadas por: Giuli Sommantico - Gestão Cultural, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul - Departamento de Cultura, Esportes e Turismo;  Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul, Alma Textil e tem apoio do Consulado Argentino em São Paulo, do Conselho Municipal de Turismo de Monte Alegre do Sul, do Circuito das Águas Paulista e da Pousada Cafezal em Flor

MODIFICADO: 23/08/2019 10:33