Monte Alegre do Sul avança quase 250 posições no Município VerdeAzul

Monte Alegre do Sul tem adotado medidas constantes de preservação do meio ambiente, da conscientização da população, à articulação para viabilizar, junto aos órgãos estaduais e federais competentes, o aporte de verbas para a implantação de um sistema para tratamento do esgoto de todo o município.

Essas e outras ações resultaram em um salto no ranking do Programa Município VerdeAzul. A estância que, no ínício de 2017, ocupava a posição de nº 510 no Estado de São Paulo, ultrapassou 244 cidades e agora ocupa a posição de nº 266 no ranking divulgado na última semana.

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente também implantou pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, realiza ações de plantio e doação de mudas nativas e promove campanhas de conscientização para o uso consciente dos recursos renováveis e não renováveis.

Sobre o Programa Município VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

MODIFICADO: 20/07/2019 11:12