MEDIDAS ADOTADAS DIANTE DA CRISE DE ABASTECIMENTO (atualizado em 29/05, às 13h50)

A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul vem, por meio deste, comunicar que, diante do cenário de desabastecimento de combustíveis, alimentos e insumos na região, está adotando uma série de medidas em todos os departamentos, a fim de reduzir o consumo da gestão municipal.

Diante disso, estão sendo praticadas as seguintes medidas:

Educação: apesar da disponibilidade de combustível para o transporte de alunos, a impossibilidade de deslocamento de muitos professores levou o Departamento de Educação a suspender as aulas nas escolas e creches nesta quarta-feira (30). As aulas de reforço foram canceladas. O Transporte Universitário está suspenso nesta semana. As aulas do Projeto POTI, na Unicamp, foram canceladas. Devido ao feriado de Corpus Christi, as escolas e creches não funcionarão na quinta (31) e sexta-feira (01). A previsão é de que as aulas retornem à normalidade a partir da próxima segunda-feira. Novas informações serão atualizadas no site da Prefeitura Municipal.

- A Diretoria de Ensino não se pronunciou dando parecer favorável à dispensa dos alunos e professores da Rede Estadual. Portanto, está prevista aula normal na E. E. Clodoveu Barbosa amanhã (30/05).

Saúde: os atendimentos nos postos de saúde continuam em sua normalidade. Foram desmarcados atendimentos de fisioterapia e parte da odontologia. Visitas e coletas de exames domiciliares apenas serão realizados em casos prioritários e de urgência.

Ambulância: o Setor de Ambulância atenderá apenas chamados de urgência e emergência. O Departamento de Saúde conta com a colaboração da população para que apenas acionem o serviço em casos de extrema necessidade.

Serviços Públicos: serão atendidas apenas demandas urgentes. Portanto, a operação cata-galho, podas e serviços que demandem o deslocamento de veículos foram suspensos. Diante disso, a Prefeitura conta com o apoio da população para que não realizem podas e que contribuam para a limpeza urbana, evitando jogar lixo nos espaços públicos do município.

Meio Ambiente: até segunda ordem, a coleta de lixo nas áreas urbana e rural continua conforme datas predeterminadas. Contudo, o cronograma e itinerário de coleta estão sendo reavaliados. Por isso, o consumo consciente e a redução do lixo são fundamentais. Nesse momento de contingenciamento, é necessário reduzir o número de viagens do caminhão de lixo à estação de transbordo.

Turismo: os eventos, "Baile da Rainha" e "Queima do Alho", apoiados pela Prefeitura, foram suspensos e devem ser reagendados. O primeiro fim de semana (de 31/05 a 03/06) da "Festa Junina" será realizado no salão do Santuário do Senhor Bom Jesus.

Esportes: as partidas da 8ª rodada da Copa-Monte Alegrense foram suspensas por tempo indeterminado, uma vez que as cidades com equipes participantes também estão com limitações de abastecimento. O cronograma de atividades esportivas foi suspenso. A realização do Dia do Desafio foi reagendada para o dia 27/06.

Balneário Municipal: o Balneário Municipal não abrirá pelas próximas duas semanas. Aproveitaremos para realizar manutenções necessárias à prestação de um serviço de qualidade à população e turistas.  O atendimento ao público retornará no dia 13 de junho.

Água: a Prefeitura conta com a economia por parte da população, uma vez que não há garantia de entrega dos produtos necessários ao tratamento da água que abastece o município.

Assistência Social: Os encontros do Grupo da Terceira Idade foram cancelados até segunda ordem. Os atendimentos no DADS e no Conselho Tutelar continuam normalmente. Apenas visitas emergenciais estão sendo realizadas.

Além dessas medidas, a Prefeitura está articulando para viabilizar o abastecimento dos veículos da municipalidade, de médicos e servidores essenciais para a manutenção dos serviços o mais próximo da normalidade possível. A mesma atenção está sendo dada para que seja viabilizado o abastecimento à população monte-alegrense.

Os serviços básicos continuam sendo oferecidos em Monte Alegre do Sul graças ao planejamento e organização da administração. A municipalidade espera que esse contingenciamento seja breve e não provoque maiores transtornos à população.

Diante da instabilidade da situação em que o país se encontra, essas disposições podem ser alteradas e serão informadas à população no site: www.montealegredosul.sp.gov.br.

MODIFICADO: 29/05/2018 13:50