NOTA DE ESCLARECIMENTO – FEBRE AMARELA

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul informa que, após análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, dois macacos mortos no Município tiveram diagnóstico positivo conformado para febre amarela silvestre. Esses animais foram encontrados em áreas de mata do município.

VACINAÇÃO

A Prefeitura está trabalhando para garantir a imunização de toda a cidade. Conforme determinação da Regional de Saúde, o primeiro lote de vacinas, enviado na última semana, destinou-se à imunização dos profissionais que estão trabalhando nas áreas de maior risco com a identificação dos mosquitos transmissores e irão atuar na imunização da população.

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Regional Campinas, informou que, na primeira semana de abril, enviará um lote para imunização dos moradores da zona rural. Essa imunização deve ser feita em lotes pelo elevado risco de reações e para priorizar o atendimento aos moradores das áreas de risco.

Porém, o prefeito solicitou, pessoalmente, à Secretaria de Saúde do Estado, um lote emergencial de vacinas para lavradores.

ARTICULAÇÃO REGIONAL

Na última semana, ocorreu em Monte Alegre do Sul um encontro com prefeitos e representantes dos departamentos de Saúde e Vigilância Sanitária do Circuito das Águas, a fim de comunicar do risco na região e propor um trabalho conjunto para identificar e combater previamente quaisquer riscos de contaminação em humanos na região.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Prefeitura tomou algumas ações imediatas preventivas:
- Na última edição da Imprensa Oficial do Município, foi publicado um informativo, orientando sobre os riscos e medidas simples e efetivas no combate do Aedes aegypti.
- Foram comunicados, também, hoteleiros e prestadores de serviços de turismo que atuam na região urbana ou rural.
- No último sábado, a administração realizou um mutirão de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas centrais da cidade. No próximo sábado, realizará um MUTIRÃO DO BEM, que identificará possíveis pontos de proliferação do mosquito em toda a cidade.

ORIENTAÇÕES

O Grupo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Campinas orientou:
- Até a imunização, evitar circulação em mata fechada, cachoeiras e trilhas;
- Atente-se à divulgação do cronograma para campanha e formas de vacinação, conforme tabela de prioridade do Ministério da Saúde;
- Caso resida próximo a áreas de mata fechada, use repelentes;
- Reforçamos que maltratar e matar macacos é um crime ambiental, levando o infrator à prisão. Eles são indicadores fundamentais de locais em que pode haver focos da febre amarela silvestre. Portanto, nos ajudam na prevenção e combate à doença;
- Este controle está sendo feito em várias regiões do país, então, a atenção não é apenas aqui;
- Lembramos que o mosquito Aedes aegypti não transmite apenas a febre amarela, ele é vetor da dengue, da chikungunya e da zika, doenças que matam e podem deixar sequelas graves.

ATENÇÃO!

Os macacos NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA. Eles são os indicadores para o controle da doença, que é silvestre. Não existe registro de febre amarela em humanos na nossa cidade. A Prefeitura pede à população cautela e responsabilidade com as informações divulgadas de forma inverídica, falando sobre macacos transmitirem a febre amarela. Os transmissores da febre amarela são o mosquito Haemagogus e o Aedes aegypti.

MODIFICADO: 27/03/2017 14:53