Melhorias garantem abastecimento de água em Monte Alegre do Sul

Em todo o Brasil cerca de 800 cidades já enfrentam problemas de racionamento e falta de água causada pelo longo período de estiagem. Em Monte Alegre do Sul, as melhorias e constante manutenção executadas desde o início deste ano tem conseguido manter o abastecimento normal à população mesmo nesse tempo de seca. Mas, para evitar problemas de desabastecimento, é fundamental que a população utilize a água de forma responsável, evitando o desperdício.

O serviço de desassoreamento na lagoa de captação, por exemplo dobrou a capacidade de armazenamento de água e consegue manter o reservatório da ETA com volume suficiente para atender a demanda de todo o município. Os constantes serviços de manutenção, com limpeza das lagoas e reparos na tubulação, com a correção de vazamentos também tem sido fundamentais para garantir o abastecimento.

Para que o Município consiga manter o abastecimento normal, é fundamental que a população também faça sua parte. Veja como algumas medidas simples podem ajudar a economizar água e ainda reduzir o valor de sua conta de água no final do mês.

COMO ECONOMIZAR ÁGUA?

• Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%.
  • Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.
  • Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.
  • Verifique sempre se há vazamentos na tubulação de sua residência.
  • Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva. Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d'água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

FIQUE DE OLHO!

Você, cidadão, deve ficar atento e comunicar imediatamente a Prefeitura caso verifique qualquer tipo de vazamento na tubulação do Município. Para informar ligue para o telefone (19) 3899-1250.

MODIFICADO: 07/11/2017 10:55