TRADIÇÃO E SABORES: OS ENCANTOS DA FESTA DO MORANGO EM MONTE ALEGRE DO SUL

Clique aqui e acesse a programação da Festa do Morango

Durante o mês de julho, a pequena e aconchegante Monte Alegre do Sul, a 130 Km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do Circuito das Águas Paulista. Com a proposta de promover o encontro entre tradicional gastronomia italiana com os ingredientes e cultura tradicionalmente brasileiros, a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul realiza, no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul, dos dias 07 a 09, 14 a 16, e 21 a 23 de julho, A 24ª EDIÇÃO DA FESTA DO MORANGO. A tradição permeia toda a organização da Festa do Morango. Com a valorização constante dos produtores, comerciantes e artistas locais, Monte Alegre do Sul trabalha para ser novamente reconhecida como um dos grandes destinos turísticos no estado de São Paulo durante as férias de julho. Em 2017, a festa irá resgatar a história do município, com o tema “Raízes”. O objetivo é produzir um grande evento, não apenas nas suas dimensões espaciais, mas também em sua proposta de lazer, entretenimento, shows e atrativos culturais para toda família. O turista não tem apenas as iguarias para se deliciar. As rotas do morango, pelas propriedades rurais com suas plantações e produtos preparados com a fruta são um convite para passeios com a família. O mesmo vale para os mais de 80 alambiques e adegas localizados em Monte Alegre do Sul que, durante a festa, preparam um estoque especial de licores e outras bebidas à base de morango. No centro histórico, rodeado por casarões da época áurea do café, está o belíssimo Santuário do Senhor Bom Jesus. Como é possível perceber, a festa não acontece apenas na área reservada ao evento, mas se estende por toda a cidade. É por isso que, depois da Festa do Morango de 2017, Monte Alegre do Sul certamente será conhecida como A CIDADE DO MORANGO.

O MORANGO EM MONTE ALEGRE DO SUL

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo. Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real.

A FESTA DO MORANGO

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país. Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.

SERVIÇO

24ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul Local: Praça Bom Jesus e Centro Histórico de Monte Alegre do Sul Data: 07 a 09, 14 a 16, e 21 a 23 de julho Horário: das 10h às 22h Entrada gratuita

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul Departamento de Cultura, Esportes e Turismo