Monte Alegre do Sul recebe testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus

Uma das preocupações da administração municipal foi a migração de casos de coronavírus pelo interior do Estado. Uma das principais formas de controlar o contágio da doença, além do distanciamento social, higienização e uso de máscaras, é a aplicação de testes rápidos em pacientes que apresentam sintomas da Covid-19.

Pensando na saúde da população e para frear a disseminação do vírus, a Prefeitura Municipal, por meio de seu departamento de Saúde solicitou ao governo do Estado a liberação de testes rápidos para COVID-19. O Estado atendeu ao pedido e encaminhou ao município um total de 100 testes rápidos que já estão sendo utilizados pela saúde municipal.

Para ampliar a testagem, a Prefeitura comprou mais 50 testes rápidos e formalizou a compra de mais 60 testes de RT-PCR. Segundo o departamento de Saúde, o teste PT-PCR dosa imunoglobinas do tipo IgM e IgG e deve ser realizado entre o 3º e 10º dia dos sintomas. São elas que indicam se houve contato com o vírus e, também, em que estágio da doença a pessoa infectada se encontra. Quem reage ao IgG, por exemplo, é quem, em teoria, estaria na fase final da doença. Já o IgM marca a fase aguda, ou seja, quando a pessoa ainda está se recuperando.  “Quem reage aos dois tipos, IgM e IgG está livre da doença.” afirma o departamento.

O teste rápido é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias e leva menos de uma hora para apresentar os resultados.  O RT-PCR é um teste realizado entre o 3º e 7º dia dos sintomas e o resultado sai em 4 horas.

O público-alvo do teste RT- PCR são pessoas com comorbidades; profissionais da saúde; segurança; limpeza Pública; idosos com 60 anos ou mais; população em situação de vulnerabilidade social; casos suspeitos em instituições fechadas; motoristas de transporte público e assintomáticos de casos suspeitos de COVID-19.

Nos pacientes que não se enquadram no público- alvo é realizado o teste rápido a partir do 10° dia de sintoma.

As pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, tosse seca e falta de ar devem procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Município.

MODIFICADO: 22/07/2020 11:12