Av. João Girardelli, nº 500 - Centro | Telefone: (19) 3899-9120 | Seg. a Sex. das 7h às 11h e das 13h às 17h

Tudo sobre o coronavírus (Covid-19)

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). O vírus causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados em centenas de páíses pelo mundo. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos, em grupos de risco, podem ser mais graves. Nestas situações pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e outras complicações. Em casos extremos, pode levar a morte.

ATUALIZAÇÃO EM MONTE ALEGRE DO SUL

TRANSMISSÃO

espirro tosse catarro

saliva contato contato

SINTOMAS E ATENDIMENTO

SINTOMAS

febre tosse respirar

Quadro leve: coriza, dor de garganta leve e sem febre.
Orientação: permanecer em casa, se hidratar e alimentar bem e descansar. Fazer uso de antitérmico.

Quadro moderado: demais sintomas com tosse e febre baixa.
Orientação: procurar o Pronto Atendimento, das 8h a 21h45. Após esse horário, buscar o hospital de referência.

Quadro grave: demais sintomas com febre alta e dificuldade para respirar (falta de ar).

PRONTO ATENDIMENTO

Endereço: Rua Prefeito Jose Amaral - Centro - Monte Alegre do Sul
Telefone: (19) 3899-1027

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

COMÉRCIOS E REDE HOTELEIRA

• Suspensão do atendimento presencial ao público nos empreendimentos comerciais.
  • Suspensão, a partir de 23 de março, do recebimento de hóspedes em hotéis e pousadas e outros tipos de hospedagem no município.

• Suspensão total das atividades escolares a partir do dia 23 de março.

CULTURA, ESPORTES E TURISMO

• Suspensão de eventos e competições públicos e particulares com aglomeração de pessoas por período indeterminado.

• Suspensão de aulas e oficinas esportivas e culturais, por período indeterminado, a partir do dia 17 de março.

• Fechamento dos espaços:  Memorial Mauro Silva, Balneário Municipal, Projeto Memória, Biblioteca Municipal, Ginásios Municipais, Bocha e demais estruturas esportivas.

SAÚDE

• Suspensão de férias aos servidores públicos da área da saúde por tempo indeterminado.
  • Adoção de protocolo excepcional para isolamento e atendimento prioritário a casos suspeitos.
  • Criação de protocolo especial para atendimento à Campanha de Vacinação contra a gripe, a iniciar-se a partir do dia 23 de março.
  • Suspensão de serviços de atendimento dentário, salvo em situações emergenciais. Suspensão do atendimento emergencial noturno.

COMUNICAÇÃO

• Disponibilização de contato de Whatsapp (19) 99882-8474 para responder às dúvidas da população.
  • Campanha de mobilização específica para grupos de empresários, equipes de limpeza e população, a fim de universalizar a informação de caráter preventivo.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

• Suspensão das atividades do Grupo da Melhor Idade.
  • Suspensão das aulas de cursos e oficinas realizadas pelo departamento.

ADMINISTRATIVO

• Afastamento para atendimento via home office de servidores públicos municipais com mais de sessenta anos, exceto os servidores de serviços essenciais como água, saúde, ETA e serviços municipais, de gestantes, ou aqueles que retornam de férias ou afastamentos legais, deverão desempenhar suas atividades via home office.
  • Alteração do horário de atendimento ao público dos prédios do Poder Executivo para 9h às 11h e 13h às 16h.
  • Autorização para que diretores municipais estabeleçam sistema de rodízio a fim de reduzir o número de servidores nos departamentos.

Essas e outras disposições estão disponíveis no decreto 2.260.

MODIFICADO: 27/03/2020 16:05

Av. João Girardelli, nº 500 - Centro