Av. João Girardelli, nº 500 - Centro | Telefone: (19) 3899-9120 | Seg. a Sex. das 7h às 11h e das 13h às 17h

Tudo sobre a Covid-19

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução). O vírus causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados em centenas de páíses pelo mundo. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos, em grupos de risco, podem ser mais graves. Nestas situações pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e outras complicações. Em casos extremos, pode levar a morte.

ATUALIZAÇÃO EM MONTE ALEGRE DO SUL

TRANSMISSÃO

espirro tosse catarro

saliva contato contato

PRINCIPAIS SINTOMAS

febre tosse respirar

ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO

Quadro leve: coriza, dor de garganta leve e sem febre.
Orientação: permanecer em casa, se hidratar e alimentar bem e descansar. Fazer uso de antitérmico.

Quadro moderado: demais sintomas com tosse e febre baixa.
Orientação: procurar o Pronto Atendimento, das 8h a 21h45. Após esse horário, buscar o hospital de referência.

Quadro grave: demais sintomas com febre alta e dificuldade para respirar (falta de ar).
Orientação: procurar o Pronto Atendimento, das 8h a 23h45. Após esse horário, buscar o hospital de referência.

PRONTO ATENDIMENTO

Endereço: Rua Prefeito Jose Amaral - Centro - Monte Alegre do Sul
Telefone: (19) 3899-1027

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

COMÉRCIOS E REDE HOTELEIRA

• Suspensão do atendimento presencial ao público nos empreendimentos comerciais.
  • Proibição do funcionamento de hoteis e pousadas para fins de lazer e turismo.
  • Obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção na área interna dos estabelecimentos.

• Suspensão total das atividades escolares a partir do dia 23 de março.

CULTURA, ESPORTES E TURISMO

• Suspensão de eventos e competições públicos e particulares com aglomeração de pessoas por período indeterminado.

• Suspensão de aulas e oficinas esportivas e culturais, por período indeterminado, a partir do dia 17 de março.

• Fechamento dos espaços:  Memorial Mauro Silva, Balneário Municipal, Projeto Memória, Biblioteca Municipal, Ginásios Municipais, Bocha e demais estruturas esportivas.

SAÚDE

• Suspensão de férias aos servidores públicos da área da saúde por tempo indeterminado.
  • Adoção de protocolo excepcional para isolamento e atendimento prioritário a casos suspeitos.
  • Criação de protocolo especial para atendimento à Campanha de Vacinação contra a gripe.
  • Suspensão de serviços de atendimento dentário, salvo em situações emergenciais. Suspensão do atendimento emergencial noturno.

COMUNICAÇÃO

• Disponibilização de contato de Whatsapp (19) 99882-8474 para responder às dúvidas da população.
  • Campanha de mobilização específica para grupos de empresários, equipes de limpeza e população, a fim de universalizar a informação de caráter preventivo.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

• Suspensão das atividades do Grupo da Melhor Idade.
  • Suspensão das aulas de cursos e oficinas realizadas pelo departamento.
  • Assistência a famílias carentes.

ADMINISTRATIVO

• Afastamento de servidores públicos municipais com mais de sessenta anos, de gestantes, ou daqueles que retornam de férias ou afastamentos legais, exceto os servidores de serviços essenciais como água, saúde, ETA, Trânsito e serviços municipais.
  • Alteração do horário de atendimento ao público dos prédios do Poder Executivo para 10h às 16h.

Essas e outras disposições estão disponíveis no decreto 2.268 e em atos federais e estaduais.

MODIFICADO: 06/07/2020 15:32

Av. João Girardelli, nº 500 - Centro