Av. João Girardelli, nº 500 - Centro | Telefone: (19) 3899-9120
ouvidoria@montealegredosul.sp.gov.br
  

Outubro Rosa alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo.  Um estudo divulgado pelo INCA- Instituto Nacional do Câncer-José Alencar Gomes da Silva na terça-feira, 02/10, estima que em 2018 e 2019 surjam 59.700 novos casos da doença no Brasil. A boa notícia é que se descoberto em sua fase inicial as chances de cura  aumentam  em 95% . 

Para alertar as mulheres  sobre a importância  da prevenção e diagnóstico precoce  da doença,  foi criado o Outubro Rosa ,  um movimento  que surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e foi ganhando o mundo  e até  hoje atua  como uma forma de conscientização  sobre  a luta contra a doença.

Sinais e sintomas da doença

A dor mamária é o sintoma mais frequentemente referido pelas mulheres. Além disso, podem ser observados nódulos mamários, secreções nos mamilos  ou alterações cutâneas.

Prevenção

Não existem medidas específicas para a prevenção primária do câncer de mama, porém hábitos saudáveis de vida  como evitar o fumo , alimentação balanceada e exercícios físicos  contribuem para evitar a doença.

Diagnóstico

Para diagnóstico precoce do câncer de mama são  recomendados o autoexame  ,  a mamografia e o exame clínico . Além desses, podem ser  realizadas  a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas em situações especiais.

O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença.

Em casos de dúvidas ou suspeita da doença, procure  as Unidades de Saúde do Município 

 

 

 

.

 

Fotos

MODIFICADO: 08/10/2018 09:09
(19) 3899-9120

Av. João Girardelli, nº 500 - Centro / CEP: 13910-000

Desenvolvido por DIGITATOS