Av. João Girardelli, nº 500 - Centro | Telefone: (19) 3899-9120
ouvidoria@montealegredosul.sp.gov.br
  

Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

 Ministério da Saúde determinou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite até o dia 14 de setembro. Esta medida foi tomada porque, apesar de ampla vacinação do público alvo, a meta de imunização de crianças de 1 a 5 anos de todo o Brasil, que é de 95%, ainda não foi atingida. Em Monte Alegre do Sul, faltam poucas crianças a serem imunizadas portanto, a vacina continuará sendo aplicada das 9h às 16h, nas três unidades de saúde.

É importante lembrar que as vacinas são seguras e são a única forma de prevenção contra o sarampo e a pólio.

 

Confira o esquema vacinal do Ministério da Saúde:

Crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de cinco anos a nove anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.

Adolescentes e adultos até 49 anos: de 10 a 29 anos não vacinadas – duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias; de 30 a 49 anos não vacinadas – uma dose da vacina tríplice viral.

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária não precisa receber a vacina novamente.

 

O que é o sarampo?

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Quais os sintomas?

Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal). 

Como se transmite?

Ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença. 

Como se prevenir?

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.

Fotos

MODIFICADO: 10/09/2018 07:48
(19) 3899-9120

Av. João Girardelli, nº 500 - Centro / CEP: 13910-000

Desenvolvido por DIGITATOS