Festa do Morango: 25 anos de cultura, tradição e muita gastronomia em Monte Alegre do Sul

O mês de julho é especial em Monte Alegre do Sul. A pequena e aconchegante estância do Circuito das Águas Paulista, localizada a apenas 70 km de Campinas e a 130 km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do estado. Com a proposta de promover o encontro entre a gastronomia italiana e os ingredientes e cultura tradicionalmente brasileiros, a Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul realiza, das 10h às 22h, nos dias 06 a 09, 13 a 15, e 20 a 22 de julho de 2018, a 25ª edição da Festa do Morango, no Centro histórico de Monte Alegre do Sul. A Solenidade de Abertura Oficial será realizada no dia 06 de julho, a partir das 19h30, na Praça Bom Jesus.

Durante a festa, o clima frio de montanha se apresenta. Mesmo no inverno, a cidade que, no dia a dia, é pacata, mostra que sabe como agradar os visitantes. No centro histórico, rodeado por casarões da época áurea do café, está o belíssimo Santuário do Senhor Bom Jesus (o único santuário da região).

Entretanto, os atrativos não se limitam à área reservada para a festa. É possível explorar os quatro cantos da cidade e conhecer melhor a rica gastronomia, os alambiques e a cultura interiorana que proporciona a fuga da rotina da metrópole em poucas horas de viagem.

Em 2018, a festa irá promover sua vertente mais forte de turismo: o Turismo Rural. O objetivo é produzir um grande evento, não apenas nas suas dimensões espaciais, mas também em sua proposta de lazer, entretenimento, shows e atrativos culturais para toda família. Os roteiros turísticos, especialmente preparados pelo serviço receptivo, fazem passeios pelas propriedades rurais com suas plantações e produtos preparados com a fruta, e também apresentam outras delícias, como os queijos, os cafés, vinhos e outras bebidas preparadas com o morango.

EXPOSIÇÕES DE ARTE

Além da programação cultural diversificada, a Festa do Morango receberá, de 07 a 22 de julho, a exposição coletiva “Sete Paulistanos em Monte Alegre do Sul”, dos artistas plásticos Manuela D’Aiuto, Fabio Hanna, Genoveva Junqueira, Neith Salles, Renata Esteves, Helena Lacreta e Carminha Freitas. As obras ficarão expostas na Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul, Praça Coronel João Ferraz, nº 45, Centro. Os trabalhos feitos sobre tela e papel poderão ser vistos de segunda-feira a domingo, das 10h às 20h. Parte da venda dos trabalhos será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Monte Alegre do Sul.

A Câmara Municipal também receberá, durante a Festa do Morango, a Exposição de Esculturas “As Mulheres de Zandoná”, da ceramista Maria Pinheiro Zandoná, de Caraguatatuba/SP, com curadoria de Valter J. Polettini.

O MORANGO EM MONTE ALEGRE DO SUL

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo.

Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 400 toneladas de morangos.

HISTÓRIA DA FESTA DO MORANGO

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.

25ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul
Local: Praça Bom Jesus e Centro Histórico de Monte Alegre do Sul
Data: 06 a 09, 13 a 15, e 20 a 22 de julho

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul
Departamento de Cultura, Esportes e Turismo
Departamento de Agricultura e Meio Ambiente

APOIO

Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul
Conselho Municipal de Turismo de Monte Alegre do Sul
Consórcio Intermunicipal de Turismo do Circuito das Águas Paulista

PROGRAMAÇÃO - 20 A 22 DE JULHO

20 de julho (sexta-feira)
12h - Praça de Alimentação:  Hilário Nascimento
14h - Praça Bom Jesus: Dança do Ventre (Letícia Afonso)
14h10 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Pinhalzinho
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Monte Alegre do Sul
18h - Praça de Alimentação: Vitrine Acústico
20h - Palco Principal: Edison Brasil e Banda RZ3

21 de julho (sábado)
10h - Praça de Alimentação: Junior Corrêa
12h - Palco Principal: Orquestra de Morungaba
13h30 - Praça de Alimentação: Violas D’Monte
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança (Raoni Xavier)
14h40 - Praça Bom Jesus: Hip Hop Evolution Style Crew (Pinhalzinho)
15h - Praça Bom Jesus: Hip Hop (Sumaré)
16h - Praça de Alimentação: Jukelias Acoustic
16h - Palco Principal: Banda da Casa das Artes
18h - Praça de Alimentação: Banda Caju
20h - Palco Principal: Banda Filhos do Bem

22 de julho (domingo)
10h - Praça de Alimentação: Choro e Etc.
12h - Palco Principal: Corporação Musical Santa Cecília
12h - Praça de Alimentação: Hugo e Camila Dias