Palestra sobre a saúde da mulher

“Câncer Mais Prevalentes em Mulheres”, esse foi o tema da palestra ministrada pela médica ginecologista Dra. Rebeca Furlani na tarde da quarta-feira, 31. O evento gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal por meio de seu departamento de Saúde, aconteceu no Centro Cultural José Peschiera e teve como objetivo informar os tipos de câncer mais frequentes em mulheres, entre eles os de mama, colo de útero e colorretal e ainda conscientizá-las sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

A médica falou sobre todas as formas de prevenção e alertou da necessidade de realização de exames de mamografia para mulheres acima de 50 anos e papanicolau para maiores de 25 anos. Os exames ajudam no diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero que, se detectados em fase inicial, têm mais chances de cura.

A médica lembrou ainda que o Ministério da Saúde disponibilizou no Calendário Nacional de Imunização, desde 2014 a vacina contra o HPV, principal vírus causador do câncer de colo de útero. As doses podem ser encontradas em todas as unidades de saúde.

O exame de papanicolau e as consultas com ginecologista são oferecidos na Rede Municipal de Saúde, mediante agendamento. Os exames de mamografia são realizados em ambulatórios médicos de especialidades, com encaminhamento do posto de saúde.

Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima, ou ligue para (19) 3899-1199.

MODIFICADO: 02/02/2018 15:28