Mais de 1200 alunos voltam às aulas nessa semana

Mais que oferecer educação de qualidade a toda a população monte-alegrense, com mais de 1,2 mil crianças e adolescentes matriculados nas Rede Municipal de Ensino, o Departamento de Educação propõe mais!

Aprender a escrever deixou de ser sinônimo de ler e escrever algumas frases. É preciso interpretar e saber se comunicar bem usando apenas uma folha de papel para transmitir uma mensagem clara. A boa notícia é que hoje existem recursos pedagógicos capazes de desenvolver a produção da escrita já no Ensino Fundamental.

Essa melhoria é uma realidade de Monte Alegre do Sul que implantou, a partir de 2018, aulas de produção de texto para os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino.  A atividade faz parte do projeto de aprimoramento no sistema de ensino municipal visando a melhor formação dos alunos.

Da mesma forma, aprender um novo idioma melhora o desenvolvimento do aluno em outras disciplinas, pois estimula a memória e o raciocínio lógico, além de ser uma exigência nas seleções de empregos atuais. A partir deste ano, os estudantes contarão com aulas de italiano. A disciplina, que inicialmente será ensinada aos alunos dos 5º anos, será gradativamente expandida às demais sérias. Além dos benefícios à formação essa medida é uma valorização da cultura das famílias de imigrantes italianos em Monte Alegre do Sul.

A Rede Municipal também está implantando a Base Nacional Comum Curricular, uma nova proposta do Ministério da Educação para alunos do 5º ano.  Esse projeto, recomendado pelo MEC, consiste no trabalho por área, ou seja, os conteúdos das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e História e Geografia passam a ser trabalhados em conformidade com os direitos e objetivos de aprendizagem, indispensável para que o estudante aprenda cada etapa da educação básica.

MODIFICADO: 05/02/2018 08:00