Monte Alegre do Sul é objeto de trabalho acadêmico

Muito mais que belos cenários, Monte Alegre do Sul tem um altíssimo potencial para a pesquisa e inovação. Em 2017, formações rochosas no município já foram estudadas. E, na última semana, foi concluído e apresentado um projeto acadêmico dos alunos de do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF), campus Itatiba.

Os estudantes do 8º período fizeram um diagnóstico da cidade e propuseram rotas para o desenvolvimento turístico, assim como intervenções na infraestrutura e serviços para atrair mais visitantes à cidade.

Esse estudo faz parte do projeto do Centro de Estudos Urbanos (CEUR) do curso de Arquitetura e Urbanismo. Focado no turismo, é desenvolvido na disciplina Planejamento Urbano e Regional, que coordena convênios com prefeituras municipais para assessoramento de planos e projetos.

Após o mapeamento, seguido por um roteiro com pesquisa bibliográfica e de campo, os universitários diagnosticaram o altíssimo potencial turístico de Monte Alegre do Sul e apontaram a importância da criação de roteiros, como: rota da Cachaça, das Fontes, das Igrejas, Hoteleira e Gastronômica; a fim de facilitar o entendimento e direcionamento do turista aos pontos de visitação no município.

As propostas apresentadas nesse trabalho têm como objetivo potencializar a principal atividade econômica de Monte Alegre do Sul, que pode tornar-se capaz de atrair mais turistas e, consequentemente, gerar mais emprego e renda.

Os mapas e materiais apresentados também serão utilizados pela equipe do núcleo gestor para o desenvolvimento do Plano Diretor de Monte Alegre do Sul, uma vez que a coleta de dados é fundamental para a implantação de um projeto que promova o crescimento sustentável da cidade.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Ana Adriele Pereira, Samanta Dias, Rafael Nunes, Jéssica Martinez, Leticia Rossi e Murilo Rossi; com a orientação de Décio Pradella, Priscila Meirelles e João Luiz Hoeffel. A coordenação é de Glacir Fricke.

MODIFICADO: 11/01/2018 13:38