ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SÃO DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Você se lembra da fórmula de bhaskara? Ainda sabe calcular seno, cosseno? Sabe o valor de pi? Para quem não é engenheiro ou matemático, essa é uma disciplina que, quando terminamos os estudos, parece coisa do passado, quase desnecessária. Ainda mais nos dias de hoje, quando até o mais simples dos celulares tem uma calculadora (e quase todo mundo usa um celular). Na verdade, a matemática é tão simples que está presente em cada momento das nossas vidas. É com a matemática que conseguimos calcular a que horas precisamos acordar para não chegarmos atrasados no trabalho, ou qual a quantidade ideal de arroz e feijão devemos cozinhar para que não tenhamos que “colocar água no feijão” nem desperdiçar aquele restinho de arroz. No supermercado, então, tem que ter muita matemática para conseguirmos comprar todo o necessário. E se tem alguém que é bom de matemática são os alunos de Monte Alegre do Sul, em especial quatro deles. Os alunos da profª Adriana de Kássia Cavalcanti: Felipe Augusto Pitta Mourinho, Vinincius Cachiolo Faria e Wesley Aparecido Loner, do 8º ano da EMEF Profª Esther Silva Valente; e o aluno do Prof. Edson Acácio Gritti: Luan Firmino, do 9º ano da EMEF Prof. Raul de Paiva Castro foram destaque entre 17 milhões de estudantes e receberam menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016). Na última terça-feira, os alunos do 6º e 8º ano das EMEFs de Monte Alegre do Sul participaram, juntamente com estudantes de mais de 51 mil instituições de ensino de todo o país, da primeira etapa da OBMEP 2017. São mais de 18 milhões de participantes. Os classificados nessa etapa participarão da 2ª fase no dia 16 de setembro.

Educação na prática!

Conhecer o funcionamento do corpo humano é uma das partes mais legais de toda a disciplina de ciências. Mas decorar o nome das artérias e identificar átrios e ventrículos do coração não é das atividades mais fáceis. É por isso que uma boa aula prática faz a diferença! Com observação e experiências, o aprendizado é mais divertido e transformador. Na última semana, por exemplo, os alunos do 6º ano da EMEF Profª Esther Silva Valente aprenderam como funciona o nosso sistema circulatório botando a mão na massa, ou melhor, nos corações. Corações de galinha e de boi foram usados para mostrar como funciona o bombeamento do sangue no organismo dos animais. A educação é realmente transformadora. Em primeiro lugar pela dedicação dos excelentes professores da Rede Municipal de Ensino. A administração, por meio do Departamento de Educação, também dá seus passos para elevar ainda mais a qualidade das escolas de Monte Alegre do Sul. O empreendedorismo começará a ser apresentado aos alunos do 1º ao 9º ano em agosto deste ano. Também em agosto será iniciada a coleta de dados para a criação do geoatlas da nossa cidade.

MODIFICADO: 31/12/1969 21:00