Telefone: (19) 3899-9120
Logotipo Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul

Imagem slider A Cidade

A Cidade

A ocupação da região teve início por volta de 1873, às margens do rio Camanducaia, com a chegada de várias famílias provenientes de Amparo e Bragança Paulista, atraídas pela qualidade das águas do rio e pela fertilidade do solo. Nesta época, por iniciativa de Teodoro de Assis, foi construída a capela do Senhor Bom Jesus em um terreno doado por Lourenço de Godoy. As primeiras casas começaram a ser construídas ao redor da capela pelo capitão José Inácio Teixeira. Com o passar dos anos, o povoado passou a ser conhecido como Bairro da Capelinha e, posteriormente, como Bairro dos Farias.

Em 5 de março de 1887, através da Lei provincial nº 15, o povoado foi elevado a condição de distrito do município de Amparo com o nome de Bom Jesus de Monte Alegre, em homenagem ao padroeiro e à topografia da região. Nessa época, muitas melhorias foram implantadas, tais como: sub-delegacia de polícia, escola municipal, agência postal, etc.

Em 1890, foi inaugurada em Monte Alegre uma estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, propiciando maior desenvolvimento para a região e atraindo novos moradores. Em seguida foram implementados os os serviços de luz elétrica e telefone.

Em 30 de novembro de 1944, devido a existência de localidades com o mesmo nome, o distrito de Monte Alegre, passou a se chamar Ibiti (Decreto-lei Estadual nº 14334).

Em 24 de dezembro de 1948, através da Lei Estadual nº 233, o distrito foi elevado à categoria de município com o nome de Monte Alegre do Sul, desmembrado de Amparo. A instalação do município ocorreu em 31 de janeiro de 1949.

Em 1964, Monte Alegre do Sul foi elevada à categoria de Estância Hidromineral, devido a qualidade de suas águas, esta condição recentemente foi alterada para Estância Turística.

Em 28 de fevereiro de 1964, através da Lei Estadual nº 8092, foi criado e incorporado ao município o distrito de Mostardas.
Banner do Novo Conisca Banner do Circuito das Águas Paulista Banner do Governo do Estado de São Paulo Banner Fala Cidadão Banner Holerite Online Banner Nota Fiscal Eletrônica Banner Diário Oficial Banner Portal de Transparência Banner Arespcj
Visite nosso site pelo
seu Celular:
Qr-Code Mobile Site da Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul
Cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista:
  1. Brasão de Águas de Lindóia
  2. Brasão de Amparo
  3. Brasão de Holambra
  4. Brasão de Jaguariúna
  5. Brasão de Lindóia
  6. Brasão de Monte Alegre do Sul
  7. Brasão de Pedreira
  8. Brasão de Serra Negra
  9. Brasão de Socorro
Fotos
  • Cidade
  • Receba Novidades
    Preencha seu nome e email:



    Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul - SP
    Av. João Girardelli, nº 500 - Centro / CEP: 13910-000 | Telefone: (19) 3899-9120
    Todos os direitos reservados © by Frequência